Bullying

Dicas de sobrevivência ao Bullying

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para combater as agressões psicológicas e verbais. Também são ótimas dicas para compartilhar com um amigo, como forma de mostrar o seu apoio:
·         Ignore o agressor (bully) e vá embora. Isso não é uma resposta covarde – às vezes fazer isso pode ser ainda mais difícil do que perder a paciência. Bullies gostam da reação que provocam, e se você se afastar ou ignorar bilhetes, emails e mensagens ofensivas, você está mostrando ao agressor que você simplesmente não liga. Cedo ou tarde, o bully vai cansar de tentar te provocar. Caminhe firme e de cabeça erguida. Desse jeito você vai mostrar a ele, com a sua postura, que você não é vulnerável.
·         Segure a raiva. Quem não gostaria de explodir com um bully? Mas é exatamente isso que ele quer. Agressores querem ter controle sobre as suas emoções. Se você está em alguma situação em que é obrigado a lidar com um bully e não pode se afastar ou ir embora, use o humor – isso pode pegar o bully desprevenido. Trabalhe sua raiva de outra forma, por exemplo, exercitando-se ou escrevendo (depois você rasga as folhas e tudo vai embora).
·         Não se envolva em combate físico. Independente da maneira que escolher lidar com um bully,  não use força física (chutar, bater, ou empurrar). Pois, além de demonstrar sua raiva, você não sabe como ele vai responder. Você estará vulnerável a se machucar e se meter em problemas, se usar a violência contra um agressor. Você pode se defender de outras formas, como estar no controle da situação ao se afastar ou ser assertivo* em suas ações.
·         Pratique autoconfiança. Pratique modos de responder ao agressor, verbalmente ou pelo seu comportamento. Pratique sentir-se bem sobre você mesmo (mesmo que no início você precise fingir um pouco...).
·         Cuide da sua própria vida. Você não pode controlar as ações das outras pessoas, mas pode se manter fiel a você mesmo. Pense em maneiras de se sentir o melhor possível – e também o mais forte. Exercitar-se é uma maneira de se sentir forte e poderoso (e é uma ótima maneira de melhorar o humor também!). Aprenda uma arte marcial, ou faça algum esporte. Outra maneira de se tornar autoconfiante é aprender uma habilidade como xadrez, artes, música, computadores ou escrita. Juntar-se a um grupo, clube ou academia é um bom modo de fazer novas amizades e se sentir bem consigo mesmo. A autoconfiança que você vai ganhar vai te ajudar a ignorar as crianças que fazem provocações.
·         Fale sobre o assunto. Falar com a professora, orientadora, diretora, psicóloga, ou amigos – qualquer pessoa que possa te dar apoio. Falar pode ser uma boa válvula de escape para os medos e frustrações que vêm junto com o bullying.
·         Encontre os seus (verdadeiros) amigos. Se você tem sido agredido com rumores e fofocas, todas essas dicas (especialmente ignorar e não reagir) servem. Mas vá além, para suavizar os sentimentos de mágoa e isolamento. Encontre um ou dois amigos verdadeiros para conversar sobre o quanto a fofoca te machucou. Fale para eles o que é verdade e o que é mentira sobre a fofoca. Ouvir um amigo dizer, “Eu sei que a fofoca era uma mentira, nem acreditei”, pode te ajudar a perceber que a maioria das pessoas vê a fofoca como ela é – grosseira e imatura.

*O que é ser ASSERTIVO?
Assertividade é uma maneira saudável de comunicação. É a habilidade de se defender de um modo honesto e respeitoso. Todos os dias, estamos em situações nas quais ser assertivo pode nos ajudar – como chamar alguém para sair, fazer uma pergunta à professora, ou se sair bem em uma prova oral ou entrevista.

Traduzido e adaptado por: Ana Pereira, psicóloga CRP12/13136 – anacrispsicologia@gmail.com


Obrigado Ana pela participação no blog!!!Esperamos que essas dicas sejam de grande ajuda para os alunos, hoje e sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário